O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) alerta que apenas os eleitores que faltaram nas últimas três eleições correm o risco de ter seus títulos cancelados, caso não procurem um cartório eleitoral até o dia 25 de abril para regularizar sua situação. Os demais eleitores, ou seja, aqueles que buscam transferências de domicílio eleitoral, atualização do cadastro e confecção do primeiro título podem procurar a Justiça Eleitoral até a primeira semana de maio de 2014.
Ou seja, estão na lista dos eleitores passíveis de ter o título cancelado apenas aqueles que deixaram de votar, e não justificaram a ausência, nos dois turnos das eleições municipais de 2008 e nas eleições gerais de 2010. Cada turno equivale a uma eleição.
O chefe do cartório da 54ª zona eleitoral, José Nunes da Silva, informa que boa parte dos atendimentos realizados na semana passada no espaço Ganha Tempo, no Centro de Cuiabá, não precisavam ser efetuados neste momento, por se tratar de situações que podem ser resolvidas até o fechamento do cadastro eleitoral, que acontece em maio do ano que vem.
José Nunes da Silva também alertou para a sobrecarga de atendimento no Espaço Ganha Tempo, o que provoca filas, enquanto o Tribunal Regional Eleitoral mantém na Casa da Democracia, na avenida do CPA anexo ao prédio do TRE, um amplo e confortável espaço com servidores suficientes para atender às grandes demandas. "O eleitor que puder, deve procurar a Casa da Democracia, onde temos uma boa estrutura para atender a todos", disse.
Os eleitores devem levar comprovante de endereço e documento oficial com foto.