PUBLICIDADE

Eleitores poderão justificar votos em 26 postos de votação em Sinop

PUBLICIDADE

Faltando 12 dias para as eleições, o Cartório Eleitoral está preparado também para o recebimento das justificativas eleitorais, feitas por todos aqueles que não estão em seus locais de votação devido a viagem ou mudança de domicílio. Em Sinop, todos os locais de votação (26 ao total) serão postos de justificativas, segundo o chefe do cartório, Wedson Marques Amaral, ao contrário das eleições passadas (2006), quando havia apenas três postos. “A folha de justificativa é entregue na hora pelo mesário, o eleitor irá preencher e devolverá ao mesário”, explicou ao Só Notícias. De acordo com Wedson, as pessoas que justificarem seu voto, receberão um comprovante. “Há muitas pessoas que estão morando aqui, mas ainda não transferiram o título e deverão fazer a justificativa”, disse. Somente em Sinop, de acordo com a estatística do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) feita até agosto, o eleitorado é de 69.668.

Para justificativa, a pessoa deverá apresentar o titulo eleitoral e um documento oficial de identificação que contenha foto. Conforme o TSE, a justificativa pode ser apresentada no dia da eleição ou em até 60 dias após o pleito – prazo contado a partir da data de cada turno, ou seja, caso o eleitor deixou de votar no primeiro e no segundo turno, terá dois prazos de 60 dias para fazer a justificativa.

Ainda conforme o TSE, quem não fizer a justificativa e assim, não regularizar sua situação com a Justiça Eleitoral, não poderá fazer a inscrição para concursos públicos, obter passaportes ou carteira de identidade, retirar empréstimos autarquias (caixas econômicas federais ou estaduais) ou retirar certidão de quitação territorial.
Segundo o tribunal, a regra não se aplica aos eleitores em que o voto seja facultativo ( menores de 18 anos, maiores de 60 e analfabetos) e aos portadores de deficiência física ou mental que torne impossível o cumprimento das obrigações eleitorais.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Ministro anuncia R$ 140 milhões para a agricultura familiar em Mato Grosso

O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, fará...

Senador mato-grossense propõe semana para incentivar educação cidadã

O senador Jayme Campos (União-MT) apresentou um projeto de...

Juíza nega pedido e mantém diplomação do prefeito eleito de Sorriso

A juíza Emanuelle Navarro Mano negou, esta tarde, pedido...
PUBLICIDADE