O Cartório Eleitoral de Sinop divulgou ontem o número oficial de novos eleitores cadastrados em Sinop, nos últimos seis meses, após a votação do Referendo do Desarmamento, em outubro. O crescimento é de 8% e Sinop passou de 61.538 para 66.470 eleitores aptos a votar em outubro.
Os 4.932 novos eleitores foram distribuídos nas mais de 230 sessões eleitorais do município. De acordo com o chefe do cartório, José Hamilton Pexe, mais de 10 mil pessoas foram atendidas nesse período. Ele explica que muitos eleitores também transferiram o título para outras cidades, resultando no aumento de quase cinco mil eleitores.
Pexe disse ainda que muitos eleitores estavam residindo há alguns anos em Sinop e só agora transferiram seu título de eleitor. “Os números foram bastante significativos”, enfatizou, ao Só Notícias. A partir de agora, segundo ele, começa a ser feita a preparação das urnas eletrônicas e o treinamento de eleitores que deve ocorrer em locais onde há grande fluxo de pessoas ( supermercados, por exemplo) para que os eleitores possam treinar.
“É necessário que as pessoas se adaptem já que serão escolhidos cinco candidatos”, explicou o chefe do cartório. Em outubro, a votação será para presidente, governador, senador, deputado federal e estadual. Em breve também serão convocados os mesários que trabalharão durante as eleições e visitados os locais de votação. As urnas das Zonas Eleitorais de Sinop, Sorriso e Lucas do Rio Verde, estão no cartório e devem ser preparadas a partir de agora.
Em toda a 22ª Zona Eleitoral de Sinop, que abrange os municípios de Vera, Cláudia, Feliz Natal, Santa Carmem e União do Sul, o eleitorado passou de 86.562 mil para 92.465 eleitores.