Para auxiliar o eleitor no dia da votação, o Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) disponibiliza a “colinha” eleitoral no site institucional. Nela, é possível anotar os números dos candidatos nos quais o eleitor pretende votar. Dentro da cabine de votação, o cidadão pode checar os números dos candidatos escolhidos para os cargos de deputado estadual, deputado federal, senador, governador e presidente da República.
Segundo o presidente do TRE, desembargador Juvenal Pereira da Silva, a cola facilita o procedimento no dia da votação. “É importante que o eleitor tenha em mãos os números dos candidatos que escolheu, pois além de agilizar o processo, é uma forma de evitar possíveis erros”, ressalta. O desembargador lembra ainda que o eleitor precisa levar o título eleitoral e um documento oficial com foto para votar.
Na cola, elaborada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), consta o cargo deputado estadual/distrital. No caso de Mato Grosso, vale apenas a opção deputado estadual. Nestas eleições gerais, os eleitores devem levar, em média, pouco menos de 1 minuto e 14 segundos para votar na urna eletrônica.
Para acessar a “colinha” eleitoral, basta clicar na opção “Imprima a colinha eleitoral”, localizada no painel “Destaques”, no site do TRE-MT.