PUBLICIDADE

TRE marca para agosto novas eleições para prefeitos em Matupá e mais duas cidades

PUBLICIDADE
Só Notícias/Luan Cordeiro (foto: assessoria - atualizada 10:28h)

O Tribunal Regional Eleitoral definiu, há pouco, que as novas eleições para escolha de prefeitos e vices em Matupá, Torixoréu (577 km de Cuiabá) e Acorizal (70 km de Cuiabá) serão em 1º de agosto. A resolução foi aprovada, por unanimidade, em sessão do pleno. A diplomação dos eleitos será no dia 3 de setembro.

Os partidos começam definir os candidatos a prefeitos nas 3 cidades. Os registros de candidaturas devem ser solicitadas até o dia 22 de junho. As convenções serão on-line entre 15 e 17 de junho. Vão escolher os novos prefeitos e vice os eleitores regularmente inscritos até 13 de março deste ano.

A arrecadação de recursos, gastos e a prestação de contas da campanha eleitoral serão regulamentados em normativos específicos. A resolução foi lida pelo presidente do TRE, Carlos Alberto Rocha.

Em Matupá, o TSE mandou, quinta-feira passada, fazer nova eleição após indeferir registro de candidatura por ato de improbidade administrativa do prefeito Fernando Zafonato ( eleito em novembro) e afastado imediatamente do cargo. A decisão cassou a chapa, ‘atingindo’ também o vice-prefeito. O presidente da câmara fica interinamente até setembro.

Em Acorizal, o prefeito eleito em novembro passado, Meraldo Sá (PSD), também teve registro cassado (por improbidade administrativa), em dezembro, e o presidente da câmara é o prefeito em exercício.

Em Torixoréu, o TSE determinou nova eleição ainda em dezembro. A candidata reeleita Inês Moraes Mesquita (DEM), foi impedida de assumir porque a justiça não permite mais de dois mandatos seguidos de um mesmo grupo familiar. O marido dela, Odoni Mesquita, foi prefeito de 2013 a 2016. Depois disso, Inês foi eleita e, em 2020, reeleita, com 1.392 votos. No entanto, a legislação não permite mais de dois mandatos consecutivos de um mesmo grupo familiar.

O novo pleito chegou a ser marcado para 11 de abril, em Torixoréu e Acorizal, no entanto, acabou suspenso em março em decorrência do aumento de casos e mortes por Covid.

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE