O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso vai contar com a ajuda da secional mato-grossense da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) para a realização do 33° Encontro Nacional de Presidentes de TRE’s, que ocorrerá em Cuiabá nos dias 13, 14 e 15 de julho. O entendimento foi firmado em reunião hoje (12/06) entre o desembargador Antonio Bitar Filho, presidente do TRE e o advogado Francisco Faid, presidente da OAB/MT. Outra parceria que está sendo articulada, com a mesma finalidade, é com a Associação Mato-grossense dos Magistrados (AMAM).
O propósito do TRE de Mato Grosso é reunir, além da OAB, a Associação dos Magistrados do Brasil (AMB) e o Ministério Público Eleitoral para discorrer sobre o tema “Eleições Limpas: responsabilidade de todos” – no segundo dia do encontro, período matutino. As palestras serão abertas ao público, porém, somente os presidentes de TRE’s poderão participar do debate. O encontro nacional de presidentes de Tribunais Eleitorais reunirá, além dos respectivos magistrados, diretores gerais e assessores de TRE’s.
Faiad ficou encarregado de assegurar a presença de representante da direção nacional da OAB, em especial o advogado-presidente Roberto Antonio Busato, no dia 14, quando será apresentado o painel com tema “Eleições Limpas: responsabilidade de todos”. A organização trabalha, ainda, com a hipótese de participação do juiz Rodrigo Colaço, presidente da AMB e de um representante da Procuradoria Geral da República, com atuação perante o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Para o primeiro dia do encontro, 13/06, está sendo agendado painel como o tema “Brasil: diga não à corrupção”. A principal palestra será ministrada pelo jornalista Cláudio Weber Abramo, diretor-executivo da ong Transparência Brasil. Ainda no primeiro dia, no período da tarde, os presidentes de TRE’s serão brindados com o painel “Campanha Institucional da Justiça Eleitoral: como motivar o eleitor em meio à crise moral que passa o Brasil”, que será apresentado pela Assessoria de Comunicação Social (Ascom) do TSE.