Duas coligações registraram candidaturas a prefeito no município de Rio Branco, que passará por eleição suplementar no próximo dia 20 de fevereiro. A coligação "Rio Branco no Rumo Certo" registrou a candidatura de Geovani Ferrari (PP) para prefeito e Luiz Antônio Garcia (PMDB) para vice. Já a coligação "100% Rio Branco" registrou a candidatura de Antônio Xavier de Araújo e Neuza Maria de Souza, para prefeito e vice-prefeita respectivamente, ambos do PPS.
O calendário eleitoral aprovado pelo Pleno do Tribunal Regional Eleitoral aponta que esta terça-feira, 18 de janeiro é o último dia para o registro das candidaturas. Após os registros, corre prazo de cinco dias para eventuais impugnações. Passado esse decurso, o juiz eleitoral tem dois dias para deferir ou indeferir os registros.
A propaganda eleitoral terá início nesta quarta-feira, 19 de janeiro, até 24 horas antes da eleição. Como a única rádio do município é comunitária e não há emissora de televisão na cidade, a propaganda eleitoral será restrita às ruas. Contudo, o juiz eleitoral Fernando da Fonseca Melo deve propor aos candidatos que participem de um debate na rádio, a fim de levar ao conhecimento da população as suas propostas para o município.
As eleições em Rio Branco foram marcadas pelo presidente do Tribunal Regional Eleitoral, desembargador Rui Ramos Ribeiro, que levou em consideração os julgamentos do pleno que negaram os recursos movidos pelo ex-prefeito, Antônio Milanezi, e pelo vice, José Miguel, cassados em 2010 sob a acusação de compra votos.