segunda-feira, 16/setembro/2024
PUBLICIDADE

Eleição de vereadores mirins em Lucas R. Verde será em março

PUBLICIDADE

A câmara municipal marcou para 18 de março as eleições dos novos vereadores mirins que atuarão em 2011, como parte do projeto Vereador Mirim. Os candidatos concorrerão a nove vagas, o mesmo número de cadeiras existentes no legisaltivo. O projeto está em funcionamento desde 2001 com objetivo, segundo Eberson Noveli, responsável pelo setor, de proporcionar uma maior integração entre a câmara e a comunidade escolar, levando ao estudante o conhecimento do real papel do Poder Legislativo, dentro do contexto social em que ele vive, contribuindo assim, com a sua formação política e cidadã.

Participam esse ano alunos de nove escolas, públicas e particulares, do município, abrangendo os que estão no Ensino Fundamental e Médio. As escolas são: Escola Municipal São Cristovão, Escola Municipal Bernardo Guimarães, Escola Municipal Olavo Bilac, Escola Municipal Eça de Queirós, Escola Estadual Dom Bosco, Escola Estadual Luiz Carlos Ceconello, Centro Educacional Piaget, Centro Integrado Educar e Colégio Dois Mil.

"Eu acredito que a Câmara Mirim seja um elo da comunidade escolar com o poder público, com a câmara municipal" é o que diz a Coordenadora Pedagógica Soleni Vendrúsculo, da Escola Dom Bosco. Os vereadores mirins podem fazer indicações e até mesmo projetos, que depois de votados em suas sessões são remetidos aos vereadores para apreciação e quem sabe tornarem-se leis.

“Temos em Lucas do Rio Verde leis oriundas de projetos da câmara mirim. Esse é o objetivo maior do programa, que eles tragam para câmara problemas encontrados na comunidade”, explicou Eberson. Uma garantia da seriedade e importância dessas eleições é que elas irão ocorrer sob a supervisão do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), que além de solicitar o cadastro de todos os eleitores (alunos), também faz o cadastro de todos os candidatos da mesma forma que uma eleição real e ainda cede as urnas eletrônicas que são levadas aos colégios que participam do pleito.
Os eleitos também recebem uma bolsa-educação no valor de meio salário mínimo, trocado por materiais escolares.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Tribunal define que câmara em Mato Grosso pode autorizar concessão de serviços

Os desembargadores que compõem o Órgão Especial do Tribunal...

Mauro espera que novo traçado ‘destrave’ projeto da ferrovia Sinop-Miritituba

O governador Mauro Mendes analisou, na sexta-feira, em Sinop,...

Prefeitura de Peixoto firmará parceira para implementar usina de energia solar

A prefeitura de Peixoto de Azevedo (190 quilômetros de...
PUBLICIDADE