A eleição da nova mesa diretora da Câmara de Lucas do Rio Verde será no dia 11 de dezembro. Nenhuma chapa ainda foi oficialmente composta, mas três vereadores permanecem na disputa pela presidência: Márcio Pandolfi (PPS), Raimundo Filho (PFL) e Nestor Albrecht (PFL). Como são nove vereadores e cada chapa é composta por 4 membros, nos próximos dias, a situação deve se definir e um dos candidatos a presidência deve ceder. O regimento da câmara sofreu uma alteração neste ano e foi proibida a reeleição e encurtado o mandato, que antes era de um biênio e agora passa a ser anual. Uma das novidade desta eleição é que o voto será aberto.
Outra mudança é que nenhum membro da mesa atual pode concorrer ao mesmo cargo. Nestor Albrecht não poderá concorrer como vice em nenhuma chapa, bem como o vereador Raimundo não poderá se reeleger primeiro secretário.
O vereador Carlos Girotto, segundo secretário, informou ao Só Notícias que não pretende ingressar em nenhuma chapa. “Eu já tenho meu candidato, mas prefiro ainda não revelar por enquanto para não atrapalhar o processo. Vou desempatar a eleição”, garantiu ele.
A atual presidente, Marli Ventura, denunciada por vereadores, no início do ano, por supostos casos de irregularidades no comando da câmara, não pode disputar a reeleição. Ela chegou, inclusive, a ser investigada em queda de decoro parlamentar, correndo risco de ser cassada. Mas um acordo acabou encerrando o processo na Comissão de Ética, embora o desgaste político da presidente tenha sido muito forte.