O novo presidente da Agência Estadual de Execução de Projetos da Copa do Mundo 2014 (Agecopa), Éder de Moraes, irá até a Europa, ainda esta semana, para avaliar in loco o sistema de transporte VLT (Veículo Leve sobre Trilhos). Serão visitados Portugal e Inglaterra, que utilizam esta modalidade de transporte. Éder afirmou que dentro de 20 dias já deverá ter a definição sobre a implantação do sistema a ser adotado em Mato Grosso.
Em entrevista a uma emissora de televisão em Cuiabá, Moraes se disse favorável pelo VLT em detrimento do BRT (Bus Rapid Transit – corredor de transporte sobre rodas). No entanto, segundo ele, este assunto ainda deverá ser debatido em uma audiência pública, que foi proposta pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual José Riva (PP). O novo presidente da Agecopa ressaltou que o assunto deve ser debatido com toda a população que será a principal beneficiada com o modelo.
A implantação do novo modelo de transporte em Cuiabá virou motivo de briga política entre os membros da Agecopa e deputados estaduais. A Agecopa chegou a mostrar um documento comprovando que o BRT foi definido em 2008, inclusive com aval dos parlamentares da época, pelo sistema de ônibus. No entanto, Riva é um dos principais defensores do sistema sobre trilhos. Segundo ele, o modelo é mais moderno e causaria menos desapropriações que o BRT, além de ser mais durável.