O governador Silval Barbosa (PMDB) escalou o secretário-chefe da Casa Civil, Eder Moraes, para presidir um grupo especial de trabalho com o objetivo de criar, transformar e adequar as Secretarias de governo e órgãos da administração direta e indireta.
Moraes explica que entre as principais alterações estão a transformação da Secretaria Extraordinária de Projetos Estratégicos em Secretaria das Cidades, o desmembramento da Secretaria de Justiça e Segurança Pública em Secretaria de Justiça e Direitos humanos, e Secretaria de Segurança. Além disso, a Secretaria de Desenvolvimento Rural será transformada em Secretaria de Agricultura Familiar e Irrigação, e ainda serão criadas a Controladoria Geral de Governo e o Gabinete de Segurança Institucional.
Segundo ele, o governador determinou também que todas essas alterações sejam refletidas na vida da população, aumentando sobremaneira a qualidade dos serviços prestados. "Precisamos entrar 2011 queimando ‘gasolina azul" e sem solução de continuidade", frisou Eder Moraes.