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Duplicação da BR-163 de Sinop ao Posto Gil deve ficar pronta em 5 anos

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O DNIT -Departamento Nacional de Infra-estrutura- confirmou que o PAC 2 -Programa de Aceleração do Crescimento do governo federal- contempla Mato Grosso com obras de pavimentação, adequação de capacidade e construção de travessias urbanas com previsão de investir, até o ano de 2015, R$ 770 milhões. O objetivo é aumentar a capacidade de escoamento da safra agrícola e de gado aos mercados do Nordeste e Sudeste do país.
 
Além de facilitar o escoamento da safra do Estado, as obras trarão significativa melhoria no tráfego de longo curso, evitarão o conflito com o fluxo urbano e diminuirão o risco de acidentes. Este é o caso da construção dos contornos Norte e Sul de Cuiabá na BR-364. Todas as obras previstas para Mato Grosso serão executadas com recursos do Orçamento Geral da União.
 
O DNIT listou as obras garantidas no PAC 2:
BR-080 – construção e pavimentação da Divisa com Goiás até Entroncamento com a BR-158 (incluindo ponte sobre o Rio das Mortes), com extensão 170 quilômetros. A previsão de início é para janeiro de 2012 e conclusão em dezembro de 2015, onde serão investidos R$ 204 milhões. Esta nova obra tem projetos e estudos previstos no PNLT – Plano Nacional de Ligística de Transportes.

BR-163 – adequação de capacidade ou duplicação (Posto Gil – Sinop) com extensão de 328,9 quilômetros
para iniciar em janeiro de 2012 e terminar em 2015 O investimento previsto é de R$ 427.5 milhões. O DNIT informa que tem projeto e processo de licenciamento previstos no PPA;

BR-364 – construção e pavimentação do contorno Norte de Cuiabá, extensão de 47,7 quilômetros. Obra já iniciada, com e previsão de terminá-la em 2014, com valor total de R$ 80 milhões. Por meio de convênio com a prefeitura municipal são executados 39,9 quilômetros de extensão. O trecho restante tem projeto em elaboração. Na Lei Orçamentária de 2010 estão previstos R$ 14,4 milhões para a obra.

BR-364 – construção e pavimentação do contorno Sul de Cuiabá, em 33 quilômetros, a partir de janeiro de 2013 e conclusão em 2015 com investimentos de R$ 59,4 milhões. O projeto e processo de licenciamento ambiental ainda deve ser iniciado.

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