PUBLICIDADE

Dorner visita obras de 7 novas escolas em Sinop com entidades, empresários e vereadores

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: assessoria)

O prefeito Roberto Dorner visitou, hoje, o andamento das obras das sete novas escolas em construção em Sinop. Mais do que acompanhar de perto o andamento, a oportunidade foi para apresentar as novas unidades para representantes de entidades, empresários, secretários, vereadores, comunidade e imprensa, que estiveram presentes.

Com mais de 100 salas de aula, serão atendidos cerca de 5,5 mil alunos nas novas instituições. Segundo a prefeitura, as unidades representam um importante avanço no município, que há anos não recebia, simultaneamente, tantas obras de escolas de ensino municipal.

O prefeito Roberto Dorner destaca que o município cresce rápido, e Sinop precisa de escolas em vários locais. Atualmente a rede municipal de ensino atende cerca de 20 mil alunos. “Eu quero dizer que estamos aqui para fazer o melhor. São necessárias estas escolas, sete unidades escolares e ainda não é suficiente, nós sabemos que esse ano, e o comecinho do ano que vem, serão todas inauguradas. A escola integral, que vai demorar um pouco, está prevista para fevereiro de 2024. Portanto, estamos fazendo o que podemos, hoje convidamos as entidades, para visitar, porque, às vezes, há muita desinformação. Queremos mostrar para a sociedade, o que está sendo feito”, ressaltou o chefe do executivo.

A secretária de Educação, Esporte e Cultura, Sandra Donato, explica que foi realizado um teste seletivo, por análise de currículo e já estão sendo chamados os professores. Ela ressalta ainda que as escolas modulares ficarão prontas no próximo semestre. “A Emei Cidade Alta será a primeira escola a ser inaugurada, já no próximo dia 23 de maio. Em seguida, vamos inaugurar a EMEI Clara Teixeira, e depois a EMEB e a EMEI Camping Club. Temos que manifestar a nossa gratidão, e dar os parabéns ao nosso gestor que se empenhou e se dedicou para que realmente a gente pudesse construir para atender toda a sociedade”.

A secretária explica ainda que desde o início da gestão, Dorner ressaltou que seria construída a escola em tempo integral para atender essas famílias que mais necessitam. “A escola em tempo integral vem principalmente em um bairro que é de vulnerabilidade social, que é a região dos Vilas, que vai atender uma parcela dessas crianças que a gente sabe que no dia a dia elas ficam na rua. Esse foi um dos pedidos do nosso prefeito, a implantação desta unidade, que irá atender cerca de 500 crianças, em tempo integral”, detalhou a secretária.

Para o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Sinop (CDL), Edmundo Costa Marques Neto, é gratificante ver de perto o trabalho que a prefeitura municipal está realizando pela população. “É um trabalho muito bem feito, nós estamos vistoriando as escolas, e quem está trabalhando no centro não vê a grandeza que estão essas obras aqui. O prefeito está de parabéns, que continue assim, porque Sinop é uma cidade maravilhosa, e merece esse investimento que a prefeitura está fazendo”.

O presidente da União das Entidades de Sinop (UNESIN), Carlos Henrique Soares da Fonseca, destaca que a educação é um investimento. “Quando se investe na educação, está se investindo na nossa população. Na Unesin, nós temos uma comissão de acompanhamento das obras públicas no município e houve o convite por parte da prefeitura para que a gente fizesse o acompanhamento dessas obras, e estamos muito satisfeitos com o que estamos vendo” explicou.

A construção das novas unidades atenderão diversos bairros no município, como a região dos Vilas (residencial Sabrina), por exemplo. Muito esperada pela população, está em construção uma unidade em tempo integral, com capacidade para 500 alunos. A ampla escola contará com 16 salas de aula. O prédio terá dois pavimentos; espaço integrativo; 5.252,13m² de espaço verde; auditório para aproximadamente 200 pessoas; piso molhado com piscina; campinho de futebol; espaço para mesas de jogos; quadra poliesportiva; painéis de energia solar; laboratório de informática; laboratório de robótica; laboratório de matemática e de ciências, cozinha pedagógica, sala de empreendedorismo e biblioteca.

Os moradores do bairro Camping Club receberão duas novas escolas, que atenderão cerca de mil alunos, em amplas instalações. Uma delas contará com oito salas de aula, cozinha, parquinho, salas administrativas, sala de professores, sala de descanso, almoxarifado e banheiros. A outra, de educação básica (ensino fundamental), contará com 12 salas de aula, quatro laboratórios, salas administrativas, cozinha, refeitório, sala de professores, sala de descanso, sala de reuniões, almoxarifado e banheiros.

O bairro Cidade Alta receberá uma unidade com 12 salas de aula para atender a educação básica. Já a escola de Educação Infantil Clara Teixeira, localizada no Jardim Primaveras, passou por uma ampla reforma e ampliação e que conta com sete novas salas de aula, sala de professores, sala de descanso, almoxarifado, banheiros, dois laboratórios, refeitório, cozinha, brinquedoteca e playground.

Em parceria com o Governo do Estado, estão em andamento as obras de duas unidades, uma no residencial Nico Baracat e outra no Jardim Terra Rica. Estas duas contarão com 12 salas de aula cada. Além das construções em andamento, o executivo também ampliou algumas unidades existentes. Foram construídas 24 salas modulares, distribuídas em várias unidades. Essas 24 salas equivalem a duas escolas.

Ainda contemplam as novas salas, as ampliações das seguintes unidades: EMEI Elizete Dallabrida (4 salas) e EMEB Simão Flack (2 salas), já entregues, e EMEB Maria Aparecida Amaro (8 salas).

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Prefeita eleita de Várzea Grande definiu 6 secretários

A prefeita eleita de Várzea Grande, Flávia Moretti (PL),...

Vigia Mais MT tem 126 municípios habilitados e 11,3 mil câmeras de monitoramento entregues

A secretaria estadual de Segurança Pública entregou 11.360 câmeras...

Coronel Mendes anuncia saída do comando-geral da Polícia Militar

O coronel Alexandre Mendes anunciou que vai deixar o...
PUBLICIDADE