PUBLICIDADE

DNIT promete a senadores de MT ações para asfaltar 174 de Juína a Vilhena ainda este ano

PUBLICIDADE
Só Notícias/Guilherme Araújo (foto: arquivo/assessoria)

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) prometeu que, até a metade do ano, deve lançar o edital para contratação de empresa especializada na elaboração de projeto de licenciamento ambiental e de engenharia para pavimentação da BR-174, ligando Juína (730 km a Noroeste de Cuiabá) a Vilhena, em Rondônia. A garantia foi dada pelo diretor de Planejamento e Pesquisa Luís Guilherme Rodrigues de Mello aos senadores mato-grossenses Jayme Campos (União) e Margareth Buzetti (PSD) e Jaime Bagattoli (PL) e Confúcio Moura (MDB), presidente da Comissão de Infraestrutura do Senado.

Considerada essencial para escoamento da produção de grãos e também da extração mineral na região Noroeste de Mato Grosso, a pavimentação da BR-174 é classificada como um dos grandes vetores de desenvolvimento regional. A consolidação da rodovia é uma reivindicação antiga da região. Uma vez concluída, a estrada vai permitir reduzir em quase 800 quilômetros a produção destinada a exportação.

Jayme cobrou empenho do governo do presidente Lula para que a obra, de fato, saia do papel e manifestou que é essencial a licitação do Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental (EIA-Rima), em conjunto com os projetos de engenharia, medida vai agilizar os trabalhos e a expectativa é de que o licenciamento se conclua ainda este ano, para, em seguida, licitar as obras.

As complexidades para a pavimentação dos 170 quilômetros a serem pavimentados do lado de Mato Grosso também foram discutidas na reunião. A rodovia passa entre reservas indígenas, a dos índios Enauenê-Nawê e Cinta-Larga. Porém, o próprio diretor do DNIT acredita que não haverá maiores dificuldades de solução pelo fato de a BR ter sido implantada já há muitos anos e de ser também uso comum pelas etnias. A região Noroeste abrange as cidades de Juína, Castanheira, Juruena, Contriguaçu, Aripuanã, Colniza e distrito de Conselvam, e tem uma população estimada em 180 mil habitantes, informa a assessoria.

Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui. 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Vigia Mais MT tem 126 municípios habilitados e 11,3 mil câmeras de monitoramento entregues

A secretaria estadual de Segurança Pública entregou 11.360 câmeras...

Coronel Mendes anuncia saída do comando-geral da Polícia Militar

O coronel Alexandre Mendes anunciou que vai deixar o...

Senadores avaliam em Mato Grosso investimentos para preservar o Pantanal

Políticas públicas e investimentos em profissionais e em equipamentos...
PUBLICIDADE