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Dnit garante obras de pavimentação na BR-158 no Estado

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O governador Silval Barbosa (PMDB) conseguiu definir com o diretorgeral do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte (Dnit), o general Jorge Ernesto Pinto Fraxe, a retomada das obras de pavimentação da BR-158, que estavam paralisadas por causa de conflitos existentes dentro da reserva indígena Maraiwatsede que será contornada, evitando assim a construção de parte do trecho da rodovia federal que atravessa o Brasil de Norte a Sul.

"Nosso compromisso é de nos esforçarmos ao máximo para que essa obra, que é de competência e obrigação do governo federal, saia do papel e se torne uma realidade, mudando todo o perfil econômico do Vale do Araguaia em Mato Grosso e nos estados vizinhos que buscam o desenvolvimento e a exploração racional do agronegócio", disse o governador Silval Barbosa, logo após deixar o Dnit na quinta-feira.

A BR-158 é uma rodovia longitudinal que atravessa o país, sendo que seu ponto inicial está no município de Altamira, no estado do Pará. Passa depois pelos estados do Mato Grosso, Goiás, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, onde encontra seu término na fronteira com o Uruguai, no município de Santana do Livramento, completando 3,864 mil quilômetros.

Dos pouco mais de 800 km da BR-158 em Mato Grosso, cerca de 400 km ainda são de estrada de terra. É justamente o trecho que corta o Baixo Araguaia, entre Ribeirão Cascalheira e Vila Rica. "O asfalto chegando estaremos interligados com o Estado do Pará e com outras unidades como Goiás, Tocantins, Maranhão e ferrovias e portos que poderão potencializar a produção do agronegócio, além de garantir a chegada de novos investidores ao longo de toda a BR-158", disse Silval Barbosa.

"O general Jorge Fraxe nos garantiu que a decisão de se contornar a reserva indígena Maraiwatsede já está tomada e em 2012 poderemos retomar as obras de pavimentação da BR-158, que será um grande marco no desenvolvimento do Brasil Central e de novas rotas para a exportação dosprodutos de Mato Grosso, que passarão a ganhar valor extra consumido pelo frete caro em decorrência da falta de pavimentação asfáltica e da falta de logística de transportes", disse o governador.

Silval Barbosa lembrou que a BR-158 estando pavimentada abrirá outras perspectivas para obras complementares como a BR-242, a Ferrovia do Centro-Oeste e a conquista dos portos do Pará e do Maranhão integrando o Centro-Oeste com o Norte do Brasil e com os mercados que serão ampliados tanto na América do Norte como na Europa, que verão reduzidos em até quatro dias o envio dos produtos produzidos na fronteira agrícola.

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