A atual dívida ativa altaflorestense é de R$ 7 milhões. O valor foi informado pela prefeita Maria Izaura e corresponde ao Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) que não foi pago por moradores nos últimos anos. De acordo com a prefeita, apesar da dívida, a cobrança sempre foi feita e, os débitos não quitados, enviados a Justiça. O agravante para o valor, segundo a gestora, foi a greve realizada pelos funcionários do Fórum, que resultou em alguns meses a paralisação dos atendimentos, interferindo na execução dos pagamentos.
A prefeita rebateu denúncia feita pelo vereador do PMDB, Emerson Machado, que durante a última sessão, teria acusado a prefeita e aliados de impunidade quanto ao não pagamento do Imposto. “Deve, tem que pagar, não tenha dúvida disso. Mas todos os débitos estão no fórum, imagina se a prefeita deixar de cobrar quem ela conhece isso seria um desastre para os cofres públicos”, disse a prefeita.
“Que os débitos não são executados, isso não é verdade. Eu lamento por Alta Floresta, estamos precisando de tantos recursos no município. E ficam e essas críticas que denigrem não a prefeita, mas Alta Floresta, todo mundo é penalizado. Eu lamento”, acrescentou.