Desde que entrou em funcionamento, nesta terça-feira (1º) o disque-denúncia – 0800 647 8191 – do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso já recebeu 24 ligações. Nove foram registradas somente no primeiro dia de funcionamento e 15 até ontem no final da tarde.
O prazo legal para liberação da propaganda eleitoral pelos candidatos nem começou e o serviço já recebeu várias denúncias de propaganda eleitoral extemporânea. Segundo o coordenador da Ouvidoria, Gilson do Carmo, as principais denúncias são referentes a propagandas. Segundo ele, as características mais recorrentes, até o momento de propaganda eleitoral antecipada, são praticadas por meio de faixas e adesivos em carros e caminhões, e promoções de festas e jantares.
De acordo com Gilson, apesar do disque-denúncia abranger todo o Estado, a população da capital é que mais tem utilizado o serviço. Além de Cuiabá, a Ouvidoria também registrou ligações de Várzea Grande, Primavera do Leste e Peixoto de Azevedo.
A ligação para o disque-denúncia é gratuita e o serviço está disponível à população de segunda a sexta-feira, no período das 12h às 19h, e sábado, domingo e feriado das 14h às 19h.