O diretor do Programa do Escritório Verde e Mudanças Climáticas da Organização das Nações Unidas (ONU), Angus Mackay, afirmou, hoje, na Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas, no Egito, que os resultados obtidos pelo governo de Mato Grosso na preservação ambiental são “um sucesso” e deveriam se expandir pelo país. “Conhecer vocês é uma experiência significativa e única porque vocês trabalham em nível regional. O que Mato Grosso puder compartilhar é muito significativo. Um programa como esse, com esse nível de dimensão territorial, só conheço um, na China, e já que vocês conseguiram esse grande sucesso regional, nossa sugestão é exportar essa ideia e expandir para os outros estados e nacionalmente”, declarou.
Mackay destacou o trabalho realizado por meio do programa Page (Parceria para fortalecimento da Economia Verde), concretizada entre Mato Grosso e a ONU. “É uma grande satisfação estar estreitando essa relação com vocês. Ficamos impressionados com o entusiasmo desse grupo e gostaríamos de congratular toda a equipe que faz parte do projeto”, completou, ao se reunir com o governador Mauro Mendes.
Mauro expôs ao diretor que a sugestão será possível de implementar junto ao Consórcio da Amazônia Legal, que abrange os nove estados que possuem território na floresta amazônica. “Queremos ampliar essa política, e acredito que pelo consórcio conseguiremos, pois é para o bioma amazônico que o mundo está com os olhos voltados. Podemos dar exemplo de preservação e de respeito aos povos que vivem na região”.
Por meio do programa Page, o Governo de Mato Grosso atuou em áreas como Agricultura Familiar, Turismo Sustentável, uso de Energias Renováveis, Planejamento do Ordenamento Territorial, estruturação de Política Florestal, e estabeleceu parâmetros para Etnoturismo, Selo Verde e Compras sustentáveis em Mato Grosso.
Também participaram da reunião a primeira-dama Virginia Mendes, o suplente eleito de senador, Mauro Carvalho, o deputado estadual Max Russi, os secretários de Estado Cesar Miranda (Desenvolvimento Econômico) e Rogério Gallo (Casa Civil), o procurador-geral do Ministério Público de Contas, Alisson Alencar, o procurador federal Erich Masson e o cacique indígena Rony Paresi, informa a secretaria estadual de Comunicação.