O diretor de Assuntos Estratégicos da Agência Estadual Executora dos Projetos da Copa Fifa Brasil 2014 (Agecopa), Yuri Bastos Jorge, rebateu as declarações do senador e presidente da Subcomissão de Acompanhamento da Copa do Mundo de 2014 no Senado, Blairo Maggi (PR), de que as obras visando o mundial em Cuiabá estão atrasadas. Ele garantiu que todos os projetos executados pela entidade estão em andamento em “nível avançado”.
Yuri, em entrevista a rádio CBN Cuiabá, utilizou como exemplo os projeto de mobilidade urbana em Cuiabá e Várzea Grande para dizer que todos os andamentos estão dentro do prazo previsto. Ele disse que 95% dos projetos de mobilidade já foram entregues ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), que na semana passada publicou o aviso de licitação.
Já em outros casos, os projetos estão sendo entregues a Caixa Econômica Federal (CEF), pois é necessário para a liberação dos recursos. Ele também citou como exemplo a desapropriação da antiga área da Acrimat para a construção do “fan park”. Para isso, o governo do Estado comprou uma área localizada na rodovia Palmiro Paes de Barros, estrada que dá acesso ao município de Santo Antônio de Leverger.
A preocupação de Maggi com relação ao andamento das obras da copa foram publicadas na imprensa regional e também na revista Isto É. A publicação, ele disse que pretende ouvir as demandas das 12 cidades-sedes, mas que a primeira cidade que será visita será Cuiabá.