PUBLICIDADE

Direção de hospital em Cuiabá pede ajuda do governo para concluir reforma

PUBLICIDADE

O governador Pedro Taques recebeu, esta tarde, proposta da direção do Hospital Júlio Müller e do presidente da Assembleia Legislativa, Guilherme Maluf, para finalizar o centro de nefrologia da unidade e também sobre a transformação do prédio do antigo Hospital São Thomé em um centro de assistência à saúde mental. O assunto será tratado nesta quarta-feira pela equipe de saúde do governo que, pela proposta, buscaria recursos junto ao Fundo Nacional de Saúde para finalizar a obra de ampliação do Júlio Müller e reformar a estrutura do São Thomé. Em contrapartida, o Júlio Müller seria responsável pelo corpo técnico para o atendimento.

“Esse tema é muito importante e de grande interesse do nosso governo. Sabemos que o hospital Adauto Botelho não tem condições de fazer esse atendimento e essa é uma alternativa, seguindo o protocolo de atendimento do Ministério da Saúde, com ações ambulatoriais”, disse o governador.

O superintendente do Hospital Júlio Müller, Francisco Solto, afirmou que a reunião foi proveitosa e que o governador Pedro Taques acenou positivamente aos pleitos. Segundo ele, a finalização da obra de ampliação irá possibilitar um aumento significativo no atendimento, além reforçar o número de leitos de UTIs atendendo pelo Sistema Único de Saúde na Capital.

“Vai aumentar em muito a nossa capacidade de atendimento clínico e cirúrgico. Vai livrar áreas do hospital o que vai possibilitar um aumento no número de UTIs no estado”, comentou.

Quanto a reabertura do São Thomé, Solto destaca que proximidade com o Júlio Müller facilita com que os alunos e professores possam atuar na unidade. Além de suprir uma demanda do Estado. “Há uma necessidade de resposta aos tratamentos de saúde mental em um novo enfoque, diferente do tratamento antigo, que era hospitalocêntrico, mas com atendimento ambulatorial, de urgência e internações mais curtas”, ressaltou.

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Guilherme Maluf, afirmou que a Casa de Leis vai acompanhar os desdobramentos das propostas que foram apresentadas. “A Assembleia está muito sensível a essa parceria e por isso estamos promovendo esse encontro do hospital com o governador”, afirmou.

Maluf avalia que o tratamento à saúde mental é um problema grave a ser enfrentado. “O Hospital Adauto Botelho está fechado, sem condições físicas de atendimento e hoje trouxemos o superintendente do Hospital Júlio Müller com duas propostas fantásticas para o Governo do Estado. São duas parcerias que têm que ser construídas. Quem ganha com isso é o povo de Mato Grosso”, comentou o parlamentar.

Para ele, o São Thomé, que já foi reformado pelo Estado, tem plena capacidade de ser usado como pronto-atendimento e também para fazer o atendimento à saúde mental. “Nós acreditamos que as duas propostas são importantes para o povo de Mato Grosso e o governador Pedro Taques está muito sensível a elas. Vai dar encaminhamento o mais rápido possível e já na próxima semana devemos ter uma nova reunião das equipes técnicas do hospital e da Secretaria de Estado de Saúde”, disse.

Maluf afirmou que as duas unidades devem contar com apoio expressivo dos deputados estaduais. “A Assembleia vai estar junto com o Hospital Júlio Müller, inclusive os deputados devem colaborar com algumas emendas, eu mesmo vou também ajudar com emendas, se for necessário, para que nós possamos concluir essas obras”, finalizou, através da assessoria-Gabiente de Comunicação do governo.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Polícia Federal prende Braga Netto, ex-ministro de Bolsonaro

A Polícia Federal prendeu, hoje, o ex-ministro da Defesa...

Prefeito de Matupá define dois novos secretários

O prefeito reeleito de Matupá, Bruno Mena (União), anunciou,...
PUBLICIDADE