O deputado estadual Dilmar Dal Bosco (DEM) afirmou, em entrevista ao Só Notícias, que deve apoiar a chapa encabeçada por Guilherme Maluf (PSDB) visando a presidência da Assembleia Legislativa. Entretanto, o democrata defendeu a alternância dos gestores da mesa diretora e o consenso para formação de uma única chapa.
A mudança a que sugere Dilmar é com relação ao nome do deputado Mauro Savi (PR) como candidato a primeiro secretário. Como faz parte da atual chapa, ele não representaria a renovação tanto pregada pelo grupo de apoio ao governador Pedro Taques (PDT). “Estamos buscando uma alternância e temos que dar oportunidade para os outros deputados. Por outro lado, se o Mauro Savi conseguir construir este consenso em torno do nome dele, não tenho nada contra ele”.
De acordo com Dilmar, a manutenção de Savi como primeiro secretário tem criado uma disputa interna entre republicanos. “Ele está tendo essa dificuldade por parte do próprio partido dele, justamente por fazer parte de uma mesa de continuidade. O que tem que haver aqui é construção e consenso para compor uma boa chapa”.
Conforme Só Notícias já informou, Maluf não descartou a possibilidade de substituir Savi do posto de candidato a primeiro secretário de sua chapa. O tucano busca o consenso na formação da nova diretoria da mesa diretora e isso passaria pela saída de Savi da chapa.
Ele disse, em entrevista à rádio Mix FM de Cuiabá, Maluf lembrou que o processo de eleição na Assembleia muda a cada momento e que a chapa é registrada no dia da eleição, ou seja, não existe registro prévio. Com isso, decisões tomadas dias antes podem ser modificadas horas antes da sessão que escolherá a nova diretoria.
O deputado Emanuel Pinheiro (PR) encabeça a outra chapa visando a mesa diretora e tem como primeiro secretário o deputado Eduardo Botelho (PSB). Informações de bastidores apontam que cada uma das chapas tem exatamente 12 votos, ou seja, estão empatadas.