O deputado estadual Dilmar Dal"Bosco (DEM) criticou a forma como a administração Silval Barbosa (PMDB) vem tratando o estado em vários setores, como segurança e saúde e citou pedido de afastamento imediato do secretário Vander Freitas feito pelo Tribunal de Contas do Estado que constatou irregularidades na pasta. O TCE também aplicou multa ao gestor e também ao ex-secretário Pedro Henry, que comandou a secretaria antes de Vander. Segundo Dilmar, a atitude do TCE retrata caos que passa o setor, com os municípios sendo bastante prejudicados com a falta de repasse financeiro pelo Estado. A dívida chegou a ser apontada pelo MPE em cerca de R$ 50 milhões. O compromisso do governo, entretanto, é saldar os compromissos com os municípios até o final do ano.
Durante a cerimônia de inauguração de um Posto de Saúde da Família no bairro Veneza, em Lucas do Rio Verde, Dal Bosco criticou a falta de compromisso do Estado com o setor e ressaltou seu empenho, enquanto parlamentar, em buscar novos investimentos para a saúde de Lucas do Rio Verde.
Diante do atual gestor, Marino Franz, e do prefeito eleito Otaviano Pivetta, o vice eleito, Miguel Vaz Ribeiro, Dilmar anunciou que vai continuar a luta para garantir a conquista de mais dois PSF"s para o município, além de trabalhar para que Lucas se torne referência regional em saúde, tendo condições de atender os municípios de seu entorno.