O Vox Populi questionou os eleitores mato-grossenses sobre a eleição presidencial e nela a presidente e candidata à reeleição, Dilma Rousseff (PT), aparece em primeiro com 41%. Aécio Neves (PSDB) aparece em segundo com 24% da preferência e Marina Silva (PSB) com 19%.
Dos candidatos considerados “nanicos”, o único que pontuou foi Pastor Everaldo (PSC), com 1%. Cinco por cento dos entrevistados disseram não votar em ninguém, em branco ou nulo. Outros 10% não souberam ou não responderam.
Nos dois cenários de segundo turno presidencial testados em Mato Grosso, ambos apontam a vitória de Dilma. Contra Aécio Neves, a presidente teria 44% dos votos, com o tucano atingindo 34%. Já 9% das pessoas ouvidas disseram que não votarão em ninguém, em branco ou vão anular o voto. Outros 13% não souberam ou não responderam.
Vitória mais folgada a presidente teria no Estado se a adversária no segundo turno fosse Marina Silva. Ela venceria por 48% a 28%. Os que não votariam em ninguém, em branco ou nulo chegam a 11%. Não souberam ou não responderam 12% dos entrevistados.
A pesquisa, contratada e divulgada pelo jornal Diário de Cuiabá, foi realizada entre os dias 25 a 28 deste mês, ouvindo mil eleitores de 51 municípios. A margem de erro é de 3,1 pontos percentuais para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95%. Isso quer dizer que, se a mesma pesquisa for feita 100 vezes, o resultado será o mesmo em 95 delas, dentro da margem de erro. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral (00117/2014) e no Tribunal Superior Eleitoral (00891/2014).