A ministra da Casa Civil e presidenciável Dilma Roussef e o presidente do PT, José Eduardo Dutra, vão se reunir amanhã, em Brasília, com a senadora Serys e o deputado Carlos Abicalil para tentar um acordo e evitar as prévias (previstas para o próximo dia 18) para escolher quem será candidato ao Senado. O encontro será para buscar consenso entre Serys e Abicalil que "duelam" pela vaga de senador na futura coligação a ser firmada com PMDB e PR.
Uma fonte de Só Notícias no PT confirmou, há instantes, que "será a última tentativa de acordo com objetivo de evitar desgastes para a candidatura presidencial". Serys defende que tem preferência por ser senadora e ter sido fiel ao Planalto. Abicalil, por outro lado, argumenta que a maioria no partido estaria lhe apoiando para buscar a vaga no Senado. Ele também está entre os "aliados de primeira hora" do governo. Ele é o presidente do diretório estadual. Na prática, Abicalil e Serys têm as maiores "alas" na sigla.
Se não houver acordo, os mais de 20 mil filiados do PT em Mato Grosso votarão para apontar quem pretendem ter como candidato ao Senado. O partido tem embates semelhantes, pela vaga ao Senado, no Rio de Janeiro e Pernambuco onde a cúpula nacional também busca evitar desgastes.