A presidenta Dilma Rousseff deve visitar Sinop e Lucas do Rio Verde, entre abril e maio. O convite foi feito, esta manhã, a ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, pelo governador Silval Barbosa. O Palácio do Planalto vai analisar as datas e confirmar se a presidente fará a primeira visita oficial a Mato Grosso.
A expectativa maior com a visita de Dilma é para o lançamento do Projeto Executivo Ferrovia Integração Centro-Oeste (Fico), que ligará Campinorte (GO) a Vilhena (RO), passando por Lucas do Rio Verde, onde deve ser construído um terminal de cargas. A assessoria informa que, esta tarde, Silval vai a Valec (estatal que cuida de ferrovias ver o andamento do projeto executivo). Em Lucas, vai ser inaugurado o complexo industrial senador Attílio Fontana, que vai gerar mais de oito mil empregos diretos e 24 mil empregos indiretos na região. Um dos destaques desse complexo é a fábrica de biodiesel com capacidade para 200 milhões de litros por ano.
Em Sinop, estão na reta final as obras do Centro de Pesquisas da Embrapa Mato Grosso, construídos com recursos federais. O centro inicia, em breve, experimentos em floresta e pasto com tecnologia de ponta, contribuindo com o desenvolvimento de tecnologias e estudos científicos em Mato Grosso.
(foto: H. Pradera)