A presidente Dilma acaba de anunciar novos ministros e confirmou a senadora Katia Abreu (PMDB) como nova ministra da Agricultura. Com o isso, o mato-grossense Neri Geller deixa o ministério no próximo dia 31. Ele estava no cargo há cerca de 10 meses e passou a ser a principal liderança do Estado no primeiro escalão do governo federal. Na nova composição para o segundo governo, o PMDB negociou outros ministérios e Geller, que estava na expectativa de continuar, não ficará.
Mesmo com fortes criticas de dirigentes de entidades do agronegócio e líderes nacionais do PMDB sendo contrários, Dilma bancou Katia Abreu, que é presidente da Confederação Nacional da Agricultura, e foi, há alguns anos, adversária da presidente. Geller é cotado para continuar no governo como presidente da CONAB – Companhia Nacional de Abastecimento-.
Dilma também anunciou Aldo Rebelo como ministro da Ciência Tecnologia e Inovação, Cid Gomes na Educação, Edinho Araújo na Secretaria de Portos, o senador peemedebista Eduardo Braga nas Minas e Energia, o peemdebista Eliseu Padilha na Secretaria de Aviação Civil, George Hilton como ministro do Esporte, o ex-prefeito de são Paulo Gilberto Kassab (PSD)no ministério das Cidades e o paraense Helder Barbalho, que perdeu o governo do Estado, para a Secretaria de Aquicultura e Pesca. O baiano Jacques Wagner (PT) vai para a Defesa, Nilma Lino Gomes na Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Valdir Simão na Controladoria Geral da União e Vinicius Lajes no Turismo.
Em nota, a presidente Dilma agradeceu a dedicação dos atuais ministros e confirmou a posse dos novos para dia primeiro.
Em instantes, mais detalhes