A nova pesquisa divulgada pelo Gazeta Dados mostra que a candidata Dilma Rousseff (PT) perdeu 2 pontos percentuais, caindo de 50% das intenções de votos para 48% num intervalo de uma semana. Enquanto José Serra (PSDB) manteve os mesmos 32% da pesquisa anterior, Marina Silva (PV) apareceu com 3 pontos percentuais de crescimento em Mato Grosso, saindo de 7% para 10%.
É o primeiro levantamento do instituto após as revelações de tráfico de influência e a consequente crise que culminou com a demissão da sucessora de Dilma na Casa Civil, Erenice Guerra.
Na pesquisa de voto estimulado, registrada sob o número 32.945/2010 no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), brancos e nulos totalizam 1%. Nove por cento dos eleitores entrevistados se declaram indecisos, um ponto a menos do que no cenário dos dias 18 e 19.
As movimentações estão dentro da margem de erro, que é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos.
A pesquisa foi realizada nos dias 25 e 26, em 40 municípios, com 1 mil eleitores, encomendada pelo Grupo A Gazeta, também está registrada no Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE/MT) sob o número 39.272/2010. O instituto aplica a técnica Survey de questionários padronizados capazes de gerar resultados representativos do eleitorado mato-grossense.