Tramita na Assembleia Legislativa de Mato Grosso um Projeto de Lei, apresentado pelas lideranças partidárias, sem citar nome de nenhum deputado, para extinguir o feriado estadual de 20 de novembro, quando se comemora o Dia Nacional da Consciência Negra em virtude do aniversário da morte do líder quilombola Zumbi dos Palmares.
Sem dar muitas explicações, a justificativa do projeto diz que a data será mantida, como é desde 2002, mas sem o status de feriado estadual. A intenção, dizem os deputados, é favorecer o comércio. “O feriado influência na rotina econômica das cidades afetando diversos setores com o fechamento dos comércios e de prestadores de serviços, causando prejuízos econômicos e impedindo a comercialização dos produtos e a realização do serviço nos feriados”, argumentaram.
A matéria foi apresentada dia 14 de novembro, já foi lida em plenário, recebem uma emenda substitutiva burocrática, e aguarda pareceres das comissões para ser votada em plenário, o que não deve acontecer neste ano.
Zumbi dos Palmares é um ícone da resistência negra contra a escravidão que tem o status de herói e que morreu no dia 20 de novembro de 1695, após liderar o Quilombo dos Palmares, em Pernambuco. Desde 2002 a data é feriado em Mato Grosso e desde 2011 a data tornou-se nacional, mas sem feriado.