O PMDB mato-grossense está em crise. A disputa pelo poder dentro do partido, em vários diretórios municipais está causando paúra dentro do partido, principalmente na esfera estadual que ameaça dissolver pelo menos dez dos 80 diretórios municipais que mantém dentro de Mato Grosso.
A medida, prevista por uma resolução aprovada pelo diretório regional do partido, pretende fortalecer a sigla para o pleito do ano que vem, quando novos prefeitos serão eleitos. E mais do que isso fazer uma depuração completa na sigla, acabando com o jogo de interesses e disputa pelo poder dentro do partido.
Cidades mato-grossenses como Jaciara, Confresa e Itaúba devem sofrer a intervenção. A região do Vale do Araguaia é uma das mais afetadas pelas disputas internas.
A idéia é que, depois de dissolvidos os diretórios, os peemedebistas de cada cidade convoquem uma convenção para eleger os novos dirigentes.
De acordo com o secretário-geral do partido em Mato Grosso, Nico Baracat, a intervenção é considerada o último recurso.
Segundo ele, o objetivo é fazer uma última tentativa de conciliação política antes que o processo de recriação dos diretórios realmente ocorra.