O prefeito sinopense Juarez Costa não consegiu emplacar o médico Jorge Yanai (PMDB) como candidato a primeiro suplente de senador de Welington Fagundes (PR). Ele passou a quarta-feira, na capital, articulando a indicação. Mas o PR não topou. Irritado por ter sido contrariado, o prefeito ameaça não apoiar Lúdio Cabral ao governo, embora tenha prometido ao petista, quando esteve em Sinop, em fevereiro, que o apoiaria.
Desgastado políticamente pela investigação da Polícia Federal na Operação Ararath, onde é acusado de comprar sentença, por R$ 500 mil para ficar no cargo, Juarez não teve força para emplacar um suplente na chapa majoritária. Aliás, o prefeito sonhava, desde o ano passado, ser candidato a vice-governador em eventual chapa com o PR lançado candidato a governador. Mas, logo suas pretensões foram por água baixo e Juarez constatou que não tem a força política que imagina.
Aliados de Juarez apontam que o prefeito não apoiará um candidato a federal de seu partido (PMDB) e mas dará apoio ao deputado Roberto Dorner (PSD) que tentará a reeleição. Para estadual, o prefeito vai apoiar o ex-secretário de Finanças Silvano Amaral.
O PR deve oficializar nas próximas horas os suplentes de Welington, que é da região Sul. Um dos nomes que deve compor a chapa é de Manoel Motta, do PC do B da capital.