A Delegacia Federal do Ministério do Desenvolvimento Agrário no Mato Grosso lançou, no Centro Comunitário de São Félix do Araguaia, o programa Territórios da Cidadania. Serão R$ 231 milhões do Governo Federal para atender a população de 15 municípios que compreendem o Território do Baixa Araguaia. Os projetos a serem implantados serão definidos em parceria com o Governo do Estado e Prefeituras.
O Governo Federal definiu 60 territórios no país. Em Mato Grosso encontram-se dois. Além do Baixo Araguaia, o Território da Amazônia também receberá recursos, sendo R$ 209 milhões.
Em síntese, o programa nasceu para enfrentar e superar a pobreza rural por meio de estratégias de desenvolvimento territorial sustentável. “São programas que ajudam a fixar o homem no campo, evitando que se mudem para a cidade. Vamos buscar outros projetos junto a comunidade”, declarou Jilson Francisco da Silva, secretário adjunto de agricultura familiar.
Para Neldo Egon, secretário de Desenvolvimento Rural, o envolvimento de diversas áreas de governo na elaboração e implantação dos projetos, além da orientação junto com as comunidades, serão tarefas essenciais para a aplicacação dos recursos que já estão liberados. “Para isso serão definidos os grupos de trabalhos junto as cadeias produtivas, com projetos direcionados para que focalizem os objetivos”, declarou Neldo.São Félix do Araguaia.
Critérios para definir os Territórios Os Territórios da Cidadania foram definidos através da identidade social baseada em requisitos como a densidade populacional menor que 80 habitantes/km², conjunto de municípios com até 50 mil habitantes; integrados com os Consórcios de Segurança Alimentar e Desenvolvimento Local (Consad), do Ministério do Desevimento Social (MDS) e/ou Mesorregiões, do Ministério da Integração Nacional (MI).