A desembargadora eleita Helena Maria Bezerra Ramos toma posse no Tribunal de Justiça de Mato Grosso, nesta quarta-feira (7), às 16h. Com ela, o tribunal passa a ter dez mulheres em sua composição, o que representa um terço do total de 30 magistrados da Corte.
A ascensão da magistrada se deu pelo critério de antiguidade. Esta é a terceira promoção consecutiva para o cargo de desembargador no TJ preenchida por mulheres. No dia 27 de fevereiro de 2014, a desembargadora Nilza Maria Pôssas de Carvalho tomou posse e no dia 11 de dezembro de 2015, ascendeu à Corte a desembargadora Antônia Siqueira Gonçalves Rodrigues.
Helena Maria Bezerra Ramos concluiu o curso de Direito na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) em 1981. Fez vários cursos de especialização, entre eles Metodologia do Ensino Técnico pela Universidade Federal De Mato Grosso e Direito Civil e Processual Civil, pela Universidade Estácio de Sá. É mestre em Direito Civil Comparado pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).
Na carreira profissional, foi assessora jurídica no gabinete do desembargador Mauro José Pereira, de 1986 a 1987, advogou em Cuiabá e interior do Estado de 1987 a 1989, e passou pelas comarcas de Jaciara, Poxoréu, Dom Aquino, Guiratinga, São José do Rio Claro, Porto dos Gaúchos, Cáceres, Diamantino e Poconé durante seus 27 anos na magistratura. Desde o dia 13 de novembro de 1996 até hoje, jurisdicionou a 14ª Vara Cível da Capital, que posteriormente foi alterada para a nomenclatura de 8ª Vara Cível.
No TJMT, a magistrada já atuava nas câmaras Segunda Cível, Primeira Cível Reunida, Quarta Cível e Segunda Cível Reunida.