O Pleno do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) antecipou a eleição para o biênio 2013/2015 e elegeu para presidente o desembargador Juvenal Pereira da Silva (foto) e para vice-presidente e corregedora, a desembargadora Maria Helena Póvoas. A eleição, que ocorreu hoje, seria realizada no dia 15 de abril, véspera da posse dos novos dirigentes.
Esta é a primeira vez que a Justiça Eleitoral de Mato Grosso implanta a transição entre gestões com antecedência mínima de 60 dias. A medida atende à Resolução 95/2009 do Conselho Nacional de Justiça e ao Regimento Interno do TRE-MT, reformulado no ano de 2012.
O presidente do TRE, desembargador Rui Ramos, cujo biênio se encerra no dia 14 de abril, determinou à administração do Tribunal que disponibilize aos futuros presidente e vice-presidente, relatórios detalhados referentes à gestão em curso, divididos por áreas como orçamento, planejamento estratégico, estatística processual, estrutura organizacional e de pessoal, dentre outros, sem prejuízo de novos relatórios que venham a ser solicitados.
Também está facultada aos novos gestores a indicação de pessoal de sua confiança para integrar a equipe de transição, que deverá ser coordenada pelo diretor geral do Tribunal Regional Eleitoral, Mauro Sérgio Rodrigues Diogo.
Todas estas providências, voltadas para o amplo acesso às informações, visam contribuir para o sucesso dos planos de ação dos dirigentes eleitos, que vão conduzir as eleições gerais de 2014.