Prefeitos e representantes da região se reuniram hoje pela manhã, em Sorriso, e definiram a criação da Associação dos Municípios do Vale do Teles Pires. Sorriso, Lucas do Rio Verde, Sinop, Vera, Claudia, Santa Carmem, Nova Ubiratã estão entre os 15 municípios que farão parte da nova associação. A formação está sendo articulada há algum tempo, já que a região estaria descontente com a atuação da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM) no Norte.
Os prefeitos acreditam que, com a descentralização, vão fortalecer a regionalização e buscar melhorias para a saúde, planejamento urbano, destinação do lixo, licenciamento ambiental regionalizado, educação e obras. “A regionalização e interiorização dos serviços públicos são necessárias. As ações devem ser regionalizadas para que as políticas públicas realmente aconteçam em diferentes áreas”, disse o prefeito de Sorriso, Dilceu Rossato, que está a frente da entidade. “Precisamos buscar um meio para sair da célula centralizadora de Cuiabá e concretizarmos nossa proposta de desenvolvimento”, completou.
Para o prefeito de Lucas do Rio Verde, Marino Franz, a luta vai ser também para grandes problemas enfrentados hoje pela região. “A associação vai lutar em projetos estratégicos para a região, voltados para questões macroeconômicas e não apenas para pequenos problemas”, declarou, por meio da assessoria.
Além dos prefeitos de Sorriso e Lucas do Rio Verde, participaram José Nilton dos Santos (Niki), de Vera, Altamir Kurten, de Cláudia, Osmar Rosseto, de Nova Ubiratã, o vice-prefeito Paulo Hiamachi, de Santa Carmem, o atual presidente da AMM e prefeito de Rosário D’Oeste, Zeno Gonçalves, além de secretários.