O presidente da Assembleia Legislativa, deputado José Riva (PP), sugeriu nesta terça-feira (13) uma reunião entre o governador Silval Barbosa (PMDB), deputados e membros da Agecopa para discutir a contratação de empréstimos no valor de até R$ 864 milhões pelo Poder Executivo. O assunto foi pauta de uma audiência pública realizada nesta manhã, nas dependências do Poder Legislativo.
Conforme Riva, a audiência foi convocada devida a uma preocupação dos parlamentares sobre como será a forma de pagamento dos empréstimos em questão, bem como as taxas de juros a serem aplicadas. "Estamos no apagar das luzes dos nossos mandatos e há uma preocupação dos deputados com relação como será feito esse empréstimo. Nenhum parlamentar se mostrou contrária aprovação das matérias, mas queremos discutir esse assunto para escolhermos a melhor opção de pagamento, com as menores taxas de juros praticadas no mercado", afirmou Riva.
Segundo o deputado, na impossibilidade de uma renegociação das dívidas do Estado junto a União, a melhor saída é o contratação de empréstimo. Apesar do montante elevado, argumenta que se trata de investimentos imprescindíveis para a realização do mundial, uma vez que Mato Grosso necessita de infraestrutura e tem uma logística precária. Aponta também o impacto financeiro que o evento vai proporcionar na economia do estado.
"Tudo que gastarmos com a Copa, teremos retorno. Vamos gerar emprego e renda, aumento na arrecadação, o que possibilitará pagar esse empréstimo", avaliou Riva, afirmando que investimentos do setor privado também deverão movimentar o mercado. "Já existe empresário interessado em investir 400 milhões na logística de turismo", apontou.
Os recursos com o advento do empréstimo serão destinados para a construção da Arena Multiuso – antigo Verdão – e para projetos de mobilidade urbana, preparando Cuiabá para os jogos da Copa do Mundo de Futebol de 2014. As mensagens que diz respeito a esses dois projetos foram aprovadas em primeira votação pela Casa de Leis. Uma terceira mensagem para a contratação de empréstimo de até R$250 milhões para investir no setor de turismo aguarda a sanção governamental.
FETHAB – Sobre a possibilidade de recursos oriundos do Fundo Estadual de Transporte e Habitação (Fethab) ser aplicados para a realização da Copa, Riva se posicionou favorável. Explicou que o evento vai beneficiar todos os municípios de Mato Grosso. "É justo a aplicação dos recursos deste fundo na Copa. O impacto não será só em Cuiabá e Várzea Grande, mas sim, em todo o estado". Ainda analisou Riva, lembrando que, na oportunidade de haverem outras fontes para tais investimentos, recursos do Fethab não devem ser utilizados.
Riva ressaltou ainda ser necessário agilidade no andamento dos projetos para que os prazos estipulados pela Federação Internacional de Futebol (Fifa) sejam cumpridos. "Não podemos correr o risco de chegar em 2014 sem fazer o dever de casa", alertou o deputado.
Autor da audiência, o deputado Percival Muniz (PPS) sugeriu que o empréstimo fosse financiado em até 50 anos. Também participaram do evento os deputados Antônio Azambuja, Airton Português, Hermínio J. Barreto. Além do presidente da Agecopa Adilton Sachetti; o diretor de Infraestrutura Carlos Brito; o diretor de Assuntos Estratégicos Yuri Bastos Jorge; diretor de Planejamento Yenês Magalhães; e o diretor de Orçamento e Finanças Jeferson Castro.