Os deputados estaduais se dividiram em três blocos para indicar os parlamentares que vão compor as comissões permanentes da Assembleia Legislativa de Mato Grosso. Além do bloco Resistência Democrática, liderado por Janaína Riva (MDB) e anunciado na semana passada, há um bloco governista com 12 legisladores e um bloco independente, com quatro parlamentares.
O bloco Governista é liderado pelo deputado Dilmar Dal Bosco (DEM) e é composto pelo Doutor Gimenez (PV), Doutor João (MDB), Eduardo Botelho (DEM), Guilherme Maluf (PSDB), Nininho (PSD), Paulo Araújo (PP), Romoaldo Júnior (MDB), Sebastião Rezende (PSC), Sílvio Fávero (PSL), Thiago Silva (MDB), Ulysses Moraes (DC) e Xuxu Dal Molin (PSC).
O bloco Independente é liderado pelo Doutor Eugênio (PSB) e reúne os deputados Max Russi (PSB), Faissal Calil (PV) e Valmir Moretto (PRB).
Conforme Só Notícias já informou, na semana passada foi anunciado a formação do bloco Resistência Democrática, liderado por Janaína Riva com a participação do PT e PSL no mesmo grupo. Além da deputada, o bloco é integrado pelos petistas Lúdio Cabral e Valdir Barranco, pelo Delegado Claudinei (PSL), por Elizeu Nascimento (DC) e João Batista (PROS).
O deputado Ulysses Nascimento (DC), é o único que ainda não se encaixou em nenhum bloco.
A formação de blocos é uma estratégia dos partidos para garantirem participação nas comissões permanentes temáticas do Legislativo, que são responsáveis por emitirem pareceres pela tramitação, ou não, dos projetos de acordo com cada tema.
Após a votação, os deputados não precisam permanecer no mesmo bloco para encaminhar as votações. Eles também podem votar de forma independente, sem interferência do partido.