Mesmo faltando um ano para as eleições da Mesa Diretora que conduzirá a Assembleia Legislativa no biênio 2013/2015, os deputados estaduais tentam montar uma chapa de consenso que contemple todos os partidos e demonstre unidade dentro do poder. O atual primeiro secretário, Sérgio Ricardo (PR), aparece como favorito para voltar à presidência, cargo que ocupou no biênio 2007/2009.
"Só conversamos em consenso. Quero abrir a participação da Mesa Diretora para todos os partidos com representatividade na Casa de Leis, independente da posição política em relação com o governo do Estado", explicou Sérgio Ricardo, ponderando que ainda é cedo para se falar em sucessão, mas que estava satisfeito por ser o nome preferido pela quase totalidade dos demais 23 deputados.
O atual presidente, José Riva (PSD), reafirmou o compromisso com a postulação do deputado Sérgio Ricardo e enalteceu o fato do mesmo estar construindo uma unidade em prol do Legislativo Estadual e com a participação de todas as bancadas. "Ele tem uma participação efetiva na gestão da Casa de Leis e na articulação política do conjunto de deputados, ou seja, ele promove a integração de todos os parlamen tares" disse Riva.
O líder do governo, Romoaldo Júnior (PMDB), sinalizou também que a unidade será a grande marca na disputa pela Mesa Diretora. "É bom quando se tem um consenso que acaba repercutindo positivamente na administração estadual, que tem encontrado respaldo nas postulações feitas perante os deputados", disse.