Os deputados estaduais se reúnem, na segunda-feira (27), às 16h, no Palácio Paiaguás, com o governador Silval Barbosa (PMDB). Na pauta, melhores condições de trabalho para os artistas mato-grossenses e defensores públicos. Após o chefe do executivo estadual confirmar a realização da reunião, o presidente da Assembleia Legislativa, José Riva (PSD), convidou os demais deputados à participarem do encontro durante a sessão vespertina da última quarta-feira (22).
Riva lembrou a importância da presença dos demais deputados para discutir e cobrar do Executivo, uma posição diante das reivindicações dos segmentos. A primeira reunião está prevista para às 16 horas, e a segunda será na sequência. Entre as reivindicações feitas pelo setor cultural, está o pagamento do repasse oriundo do Programa de Ação Cultural (Proac). Os artistas alegam que faltam repasses de 2011 e não há previsão para o pagamento do recurso deste ano. Também desejam melhorias para o setor.
O Proac foi instituído pela Lei nº 12.268, de 20/02/06. E tem como objetivo apoiar e patrocinar a renovação, o intercâmbio, a divulgação e a produção artística e cultural no Estado; preservar e difundir o patrimônio cultural material e imaterial do Estado; apoiar pesquisas e projetos de formação cultural, bem como a diversidade cultural e patrocinar a preservação e a expansão dos espaços de circulação da produção cultural.
Da mesma forma, os defensores solicitaram audiência com o governador para pedir melhorias no setor.