quarta-feira, 11/dezembro/2024
PUBLICIDADE

Deputados garantem apoio a Henry para mudar gestão na Saúde

PUBLICIDADE

Dezoito dos 24 deputados estaduais se reuniram com o deputado federal Pedro Henry (PP), secretário de Estado de Saúde licenciado, na última terça-feira, 29, para reafirmar apoio incondicional às ações do titular na área de saúde e para garantir sustentação política no sentido de viabilizar o setor que passa por transformações de modelo de gestão direta, que está sendo substituída pelas Organizações Sociais (OSs).

Uma das principais medidas que os deputados vão passar a cobrar dos gestores municipais de Cuiabá e Várzea Grande, Chico Galindo (PTB) e Sebastião Gonçalves (PSD), respectivamente, é uma definição quanto à estadualização ou não dos dois principais Prontos Socorros que atendem pacientes de todo Mato Grosso e em alguns casos de outros estados e até mesmo da vizinha Bolívia.

A Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa convidará os prefeitos para uma audiência pública para se debater a estadualização e para cobrar ou a entrega para a gestão estadual ou a solução para a crise vivenciada nas duas instituições públicas que mesmo recebendo recursos estaduais são deficitárias no atendimento a população carente.

Os deputados estaduais liderados pelo líder do governo, Romoaldo Júnior (PMDB) e pelo deputado Ezequiel Fonseca (PP), juntamente com Aray Fonseca (PSD) sinalizaram pela apresentação de emendas na Lei Orçamentária Anual (LOA) para reforçar a saúde pública estadual, bem como um trabalho para melhorar as receitas da pasta através de convênios e recursos federais. Pedro Henry sinalizou por sua vez, que a bancada federal de Mato Grosso apresentou emendas ao Orçamento Geral da União (OGU) para 2012 e que vai trabalhar junto ao relator, Arlindo Chinaglia (PT/SP), para que todas sejam inseridas em definitivo para que ele então possa trabalhar a liberação das mesmas junto aos Ministérios da Saúde e da Casa Civil.

“Vamos através de um esforço concentrado buscar apoio e solução para que as OSS sejam implementadas em todas as unidades e que o Estado possa junto com os municípios num curto espaço de tempo mudar o conceito de saúde pública”, disse Pedro Henry.

Prefeito Chico Galindo voltou a frisar ser totalmente favorável à estadualização do Pronto Socorro de Cuiabá e deseja fazê-lo no primeiro trimestre de 2012. Já o prefeito Sebastião Gonçalves (PSD) não formalizou uma opinião a respeito do assunto, ponderando que assumiu recentemente e quer adotar medidas que solucionem o problema de atendimento e não repassar problemas para outros resolverem.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE