O reajuste de salários de deputados, senadores, ministros, presidente da República e vice poderá ser votado ainda hoje (9) pelo plenário da Câmara. Essa é a expectativa do presidente da Casa, Arlindo Chinaglia (PT-SP). “A reposição das perdas salariais deverá ser votada hoje, dado que o mais provável é que haja desobstrução da pauta”.
Para dar andamento ao processo de aumento do próprio salário, os deputados precisam votar primeiro a medida provisória 358, que aumenta o período no qual os débitos vencidos e não pagos dos clubes de futebol com a Receita Federal podem ser parcelados, no âmbito da Timemania – loteria criada para financiar as dívidas das agremiações com a União.
Depois disso, devem votar requerimento de urgência para que o projeto de decreto legislativo sobre o reajuste salarial seja prioridade. O índice previsto é de 29,81%, relativo à inflação dos últimos quatro anos, que elevaria o salário para R$ 16.512,09. O valor atual é de R$ 12.720,00.
Os deputados podem votar ainda projeto que institui o Dia de Santo Antônio de Sant´Anna Galvão e o segundo turno da proposta de emenda à Constituição que institui a obrigatoriedade do voto aberto. Como se trata mudança na Constituição, precisa de 308 votos (dos 513 deputados) para ser aprovada. A matéria ainda precisaria ser apreciada pelos senadores.