PUBLICIDADE

Deputados federais e senadores debatem em Mato Grosso turismo sustentável

PUBLICIDADE

Divulgar as potencialidades do turismo no Estado e debater políticas nacionais de desenvolvimento e fortalecimento do setor foram alguns dos assuntos abordados na abertura da mesa-redonda “Turismo Sustentável com Inclusão Social”, que reúne 10 deputados federais, dois senadores e autoridades do setor turístico nacional, em Poconé. Os parlamentares compõem a Comissão de Turismo e Desporto da Câmara dos deputados e da Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo do Senado.

Na abertura foram apresentados dois vídeos institucionais com informações sobre Mato Grosso, mostrando desde as belezas naturais aos números econômicos do Estado. O secretário de Estado de Desenvolvimento do Turismo, Pedro Nadaf destacou a importância de receber todos esses membros da comissão que ditam as políticas no Legislativo do país para conhecer esses exemplos que vem dando certo em Mato Grosso, como a estância ecológica do Sesc, a maior reserva natural particular do mundo, e transformando as potencialidades naturais em elemento de produtividade e geração de emprego e renda. “Temos uma política de governo voltada para a valorização do Turismo e buscando promover ações como essa para dar visibilidade do nosso potencial e atrair mais pessoas para o Estado”, afirmou o secretário.

A presidente da comissão da Câmara, deputada federal da Bahia, Lídice da Mata, explicou que a escolha da Estância Ecológica do Sesc Pantanal para realizar a reunião estratégica da comissão, atende também a proposta de fazer com que os parlamentares conheçam a diversidade do país. “Vivemos num país de dimensão continental e buscamos fazer visita que promovam a integração da própria Câmara e dos próprios deputados com os diversos Estados brasileiros”, destacou.

Além de conhecer o projeto de ecoturismo desenvolvido no Pantanal Mato-grossense com a Estância Ecológica Sesc Pantanal, os parlamentares vão discutir entre outros assuntos a preparação do congresso brasileiro de turismo.

A aprovação da Lei Geral do Turismo, que ainda não está tramitando no Congresso, mas o Projeto de Lei já está na Casa Civil do Governo Federal, foi ponto levantado por todos os segmentos representados, como o presidente da Federação Nacional de Hotéis, Bares, Restaurante e Similares, Norton Lenhart, do Rio de Janeiro. A lei vai regulamentar a atividade turística em todo o país. O vice-presidente da Confederação Nacional do Comércio, entidade organizadora do evento, Luis Pereira, também reforçou a necessidade do apoio dos parlamentares na aprovação da lei sem muitas alterações.

O governador Blairo Maggi também participa do evento, ele se reúne com os participantes no horário do almoço para dar boas vindas e agradecer a escolha de Mato Grosso para sediar esta reunião.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE