Para contemplar o setor de comércio, o presidente da Assembleia Legislativa, José Riva (PP), e o primeiro-secretário Sérgio Ricardo (PR) apresentaram um projeto de resolução para criar a Frente Parlamentar do Comércio no Estado de Mato Grosso. "A Frente funcionará representando o setor de comércio junto ao executivo, principalmente, para atender pleitos nestas questões de decretos, legislação e burocracia, visando contribuir para equilibrar a discussão pública e combater excessos da Sefaz", esclareceu Riva.
Segundo ele, entre os assuntos que dependem de políticas públicas, a Frente trabalhará destacadamente a Carga Tributária. "Temos uma carga tributária alta e o índice de informalidade grande. Mas, será que a informalidade é alta por conta das taxas pesadas, ou os tributos são pesados porque a informalidade é alta? São assuntos como esse que queremos discutir?".
Para o deputado Sérgio Ricardo, a Frente será um canal para promover a qualificação profissional dos mato-grossenses, ampliar a geração de emprego no Estado, estabelecendo um elo entre o lojista, o consumidor e o Legislativo. "A Frente terá o papel de apoiar às reivindicações do setor e fortalecer o comércio. Em especial, trataremos das questões fiscais e tributárias que sobrecarregam a atividade comercial".
O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Cuiabá (CDL), Paulo Gasparoto, declarou que "a criação de tão importante Frente irá buscar o equilíbrio de forças entre a classe empresarial e o executivo estadual, mantendo a positividade das relações entre empresas e governo", concluiu Paulo Gasparoto.