Começa, daqui a pouco, a reunião da Comissão de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Recursos Minerais da Assembleia Legislativa com os secretários de Estado de Meio Ambiente, Vicente Falcão, e da Casa Civil, José Lacerda, para tratar da desburocratização dos processos de licenciamento da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema). O presidente da comissão, deputado Dilmar Dal"Bosco (DEM), explicou que o setor de base florestal entregará plano de reestruturação da secretaria, que institui ações voltadas à descentralização dos trabalhos, a exemplo dos licenciamentos para empreendimentos de pequeno e médio portes, que ficariam sob responsabilidade das administrações municipais.
"A base florestal, assim como as demais atividades de que dependem do manejo, sofrem com a falta de resposta do Executivo às reivindicações apresentadas. Outra preocupação do setor é com a falta de estrutura dos municípios para o desenvolvimento da atividade de manejo, por isso a elaboração de um plano para modernizar as ações da Sema", explicou Dilmar.
Os processos de licenciamento são fundamentais para atividades de indústrias madeireiras, empresas que desenvolvem projetos e demais que estão ligadas ao setor florestal. A falta de servidores na Sema é um dos motivos da lentidão para despachar, também, projetos de manejo florestal – indispensáveis para as madeireiras retirarem as árvores próprias para serem industrializadas.