Deputados cobrarão amanhã, do governador Blairo Maggi, uma solução imediata para os problemas de falta de estrutura, equipamentos e efetivo reduzido na Secretaria do Estado de Meio Ambiente (Sema), para que haja mais celeridade na liberação dos projetos de manejo, autorizando as madeireiras a retiraram matéria prima e manterem as atividades.
Dependendo do resultado da reunião, às 09 horas, a instalação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) na Sema voltará a ser debatida. A proposta ficou parada, após uma reunião com o secretário Luiz Daldegan, na última quinta-feira. A Comissão de Meio Ambiente da Assembléia optou em discutir o assunto com Maggi antes de votar o pedido, de autoria do deputado José Riva (PP). Caso o governo não apresente propostas a curto prazo, deve ser colocado em votação.
A solicitação de CPI foi feita após ser descoberto um novo esquema de fraudes com auxílio de funscionários da Sema. 101 madeireiras da região foram fechadas por determinação do Ministério Público e 40 pessoas presas, entre empresários, engenheiros e servidores públicos.