O governo do Estado bem que tentou barrar as emendas impositivas dos parlamentares colocadas no orçamento deste ano, mas por 18 votos a dois, os deputados derrubaram os vetos do governador Mauro Mendes (DEM) e, embora a base governista seja maioria esmagadora no Parlamento, os deputados deram o recado de que não vão abrir mão das conquistas individuais.
As votações que derrubaram os vetos foram realizadas na sessão noturna de ontem com discursos, alguns acalorados, defendendo a legalidade das emendas propostas após nova redação da Constituição Estadual, aprovada no ano passado, que permite aos deputados ordenarem investimento do Estado.
Na prática, os deputados não têm dinheiro para gastar em obras, mas podem destinar até 1% da receita líquida do orçamento para investimentos diversos. Cada deputado pode emendar até R$ 5,5 milhões, totalizando R$ 132 milhões de emendas.
Apesar da manutenção das emendas, o governo ainda pode justificar ausência de receita para negar as emendas, mas os deputados já se mobilizam para manter o recurso junto a Mauro Mendes.