Por unanimidade, os deputados derrubaram o parecer contrário da Comissão de Constituição, Justiça e Redação ao Projeto de Lei 286/09, de autoria do presidente da Assembleia Legislativa, deputado José Riva (PP), na sessão de hoje. Essa proposta, aprovada em primeira votação em 2009, dispõe sobre a destinação de 2% da receita oriunda das multas de trânsito de Mato Grosso, para a manutenção do Hospital de Câncer de Cuiabá.
Riva pediu o empenho dos deputados pela derrubada do parecer contrário da CCJR, por reconhecer que a unidade realiza importante trabalho ao estado, especialmente, aos pacientes menos favorecidos. "Essa proposta dará um gás ao Hospital de Câncer de Cuiabá. Ela vai reduzir as dificuldades que o hospital enfrenta para atender a grande demanda em todo o estado. É o pouco que vai ajudar muito", explicou.
A situação "caótica" da Saúde Pública foi amplamente abordada nesta sessão. E o presidente Riva voltou a cobrar do Governo do Estado ações emergenciais para destravar o setor. Disse também que a Assembleia Legislativa não medirá esforços para aprovar propostas que ajudem a melhorar os serviços oferecidos ao cidadão.
No mês passado, os deputados se comprometeram, mais uma vez, em destinar parte das suas emendas para ajudar na conclusão do maior hospital filantrópico oftalmológico da América Latina, o Lions da Visão, construído ao lado do Hospital de Câncer. O empreendimento foi realizado graças a emendas parlamentares e Governo do Estado. A previsão é que seja inaugurado no próximo mês de agosto. A expectativa é que mensalmente sejam feitas 1,5 mil cirurgias oftalmológicas e doação de mil óculos.