Os 24 deputados estaduais deverão ter R$ 2 milhões de emendas parlamentares, cada, para indicar no Orçamento Geral do Estado que será aplicado a partir do próximo ano. A confirmação foi feita, há instantes, ao Só Notícias, pelo presidente da Assembleia Legislativa, Mauro Savi (PR). Ele terá audiência com o governador reeleito Silval Barbosa (PMDB) para tratar do assunto pois há um “embate” acontecendo na aplicação das verbas que cada deputado poderá indicar onde investir. O prazo para a adição de emendas no orçamento termina esta semana.
Os parlamentares querem que este recurso esteja livre para indicação de obras em municípios das bases eleitorais deles e não condicionado as obras que o governo do Estado já tem previsto. É somente através de emendas individuais que os deputados tem o poder de direcionar recursos para a realização de obras nos municípios. Já o governador pretende não alterar a peça orçamentária que está pronta e nas mãos dos deputados.
Apesar desta discussão, a Lei Orçamentária Anual (LOA) para 2011 deve passar pelo crivo dos parlamentares sem grandes dificuldades. Silval tem o apoio da maioria dos deputados na Assembleia Legislativa. A peça orçamentária matogrossense para o próximo ano está estimada em R$ 11 bilhões.