PUBLICIDADE

Deputados de Mato Grosso são favoráveis a CPI da Petrobras

PUBLICIDADE

Deputado Eliene Lima 6Numa estratégia costurada com o governo federal, integrantes da bancada federal mato-grossense da base aliada da presidente Dilma Rousseff (PT), fecharam questão e assinaram o requerimento para criação da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) da Petrobras, devendo se estender aos contratos com metrôs. A ideia, versada pelo deputado Valtenir Pereira (Pros), é impedir que a oposição utilize as investigações para fins eleitoreiros. A construção dessa tática permitirá aos governistas colocar sob crivo dessa e possivelmente de outras CPIs em discussão, líderes da oposição, num embate aberto provocado pelas eleições de 2014. Coordenador da bancada federal, Eliene Lima (PSD), que assinou a CPI da Petrobras, ressalta que “a busca das investigações é sobretudo pela transparência das ações e no sentido de dar respostas à população diante dos apontamentos sobre o setor”.

Ontem, o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), avisou que o requerimento em favor da CPMI será lido na sessão do Congresso, prevista para o dia 15 deste mês. A oposição pleiteou a realização de sessão urgente para deliberação do tema. Nesse contexto, líderes do PMDB também acenam pelo aval a constituição da comissão.

Valtenir Pereira lembrou que “assim como é preciso constituir uma CPI para investigar a Petrobras, também é natural que se criem outras comissões de investigação sobre vários setores que precisa passar pelo crivo do Congresso”. É uma seara recheada de questionamentos, como os relativos à aquisição, manutenção e operação de trens, metrôs e sistemas auxiliares em São Paulo e Distrito Federal. A oposição se manifestou, com interpretação de suposta manobra do Palácio do Planalto para desviar o foco da CPI da Petrobras.

Eliene Lima disse que o assunto deve ser pacificado entre os representantes da bancada. “Temos uma meta maior no Congresso que é de unir os esforços em torno dos assuntos de inte- resse da população. Mesmo fazendo parte dos partidos que estão na base de sustentação do governo federal, temos o compromisso de participar de apoiar a exposição do que está acontecendo”, assinalou. Valtenir reiterou a mani- festação favorável de líderes do Pros, para “colaborar para com as investigações”. Acrescentou ainda que a meta é assegurar “um amplo grupo de trabalho no Congresso Nacional, para que sejam criadas quantas CPIs forem necessárias para a exposição geral do que vem ocorrendo no país e não somente em uma estatal”.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE