Um projeto de resolução apresentado pelo 1º secretário e pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputados Sérgio Ricardo (PR) e José Riva (PP), dispõe sobre a criação da Frente Parlamentar de apoio ao Comércio de Mato Grosso. A intenção da resolução é promover a interação do Poder Legislativo com as entidades ligadas ao setor empresarial e acompanhar as políticas públicas relativas ao segmento. "A Frente parlamentar vai apoiar as reivindicações e fortalecer o comércio", disse Sérgio Ricardo. Ele afirma que o movimento também será uma forma de promover a qualificação profissional dos mato-grossenses, ampliar a geração de emprego no Estado, estabelecer um elo entre o lojista, o consumidor e o Legislativo, e em especial, tratar de questões fiscais e tributárias que sobrecarregam a atividade.
O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Cuiabá (CDL), Paulo Gasparoto, declarou que a frente desempenhará um papel importante em prol do comércio. "É um marco para as entidades de representação empresarial do Comércio de Mato Grosso. A criação de tão importante Frente irá buscar o equilíbrio de forças entre a classe empresarial e o Executivo estadual, mantendo a positividade das relações entre empresas e governo", afirmou Paulo Gasparoto.
Ainda segundo ele, a principal reivindicação do setor, que deverá ser apreciada pela Frente, é a Carga Tributária e vários procedimentos relacionados com a Sefaz.
Conforme dados divulgados pela CDL de Cuiabá, cerca de 10 mil novos empregos foram gerados somente no ano passado. O setor de Comércio é responsável pela maioria da contribuição de ICMS no Estado, devido ao grande volume de estabelecimentos comerciais. Só em Cuiabá, dos 38 mil, aproximadamente 70% são de Comércio e Serviços.