Os deputados estaduais aprovaram, ontem à noite, em redação final o projeto de Lei de Diretrizes Orçamentária (LDO) que definirá os parâmetros do projeto de Lei Orçamentária Anual (LOA) para 2016. Com valores previstos da ordem de R$ 16,035 bilhões, a LDO recebeu um substitutivo integral de autoria do deputado Emanuel Pinheiro (PR) que contemplou grande parte das emendas parlamentares apresentadas e mesmo assim outras 11 emendas acabaram sendo inseridas na proposta original do Poder Executivo, mas acabaram em parte rejeitadas, restando apenas seis emendas.
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Guilherme Maluf (PSDB), lembrou que os deputados discutiram e esgotaram todas as possibilidades de alteração a proposta que está sendo chamada de LDO Cidadã. "Fizemos o nosso papel e demos respaldo para que o Governo do Estado possa executar no ano que vem um orçamento mais realista, menos fictício e que traduza as aspirações da população de Mato Grosso".
O líder do Governo, deputado Wilson Santos (PSDB), sinalizou que a Secretaria de Planejamento já está executando o projeto da LOA e do Plano Plurianual (PPA) que tem prazo para ser remetidos a apreciação dos deputados estaduais e aproveitou para agradecer o apoio e lembrar que por determinação do governador Pedro Taques, todos os questionamentos dos deputados e pedidos foram dentro do possível atendidos.
O PPA chega ao Parlamento Estadual até o final do mês de agosto, enquanto o projeto de Lei Orçamentária Anual (LOA) tem até 30 de setembro para ser apresentado.